SE APAIXONE: Mentirosos

Olá, a resenha de hoje é sobre o livro Mentirosos, que mesmo eu tendo lido agora no início do ano sei que vai ser o favorito ou um dos favoritos desse ano, porque puta merda ele é muito bommmm!!! Da autora E. Lockhart, Mentirosos é aquele tipo de livro que te prende do início ao fim, porque você percebe que tem algo misterioso na história e que uma hora ou outra vai acontecer uma coisa e BUM, muda tudo. E exatamente isso que acontece e por isso, que a resenha de hoje vai ser bem resumidinha, porque qualquer coisa que eu falar a mais já pode dar uma dica do que vai rolar e estragar a leitura.

livro mentirosos da autora e. lockart

Livro Mentirosos da autora E. Lockart

O livro conta a história de Candence, um dos membros da família Sinclair, que é aquela típica família antiga, nobre, tradicional e que são super ricos. A cada verão eles se reúnem numa ilha particular afastada do mundo: Beenchwood. São nesses verões que Cadence se reúne com seus primos – os mentirosos – Johnny, Mirren e o amigo Gat. De forma natural e inexplicável, os quatro não mantém contato algum quando estão fora da ilha. Como se aquela amizade só existisse enquanto estão juntos naquele mundinho mágico e particular dos Sinclair.

Em um dos verões, Candence, aos quinze anos, sofre um acidente e desde então sofre de amnésia e fortes dores de cabeça. Ela não lembra o que aconteceu antes e nem depois do acidente. Da primeira a última página, todas as dúvidas são voltadas para uma única questão: o que realmente aconteceu naquele verão? Todos estão cansados de respondê-la, já que Candance nunca se lembra no dia seguinte. Assim, ela precisa descobrir sozinha e da forma mais dolorosa possível. E essa falta de memória dela é o que mais dá esse ar de mistério a narrativa, você sabe que tem algo que eles não estão contando a ela, que por sua vez começa lembrar aos poucos do acontecimento no verão dos quinze.

we-were-liars-map

Mapa da Ilha Beechwood

Com esse mistério todo fui me envolvendo de tal forma que eu não conseguia parar de ler enquanto não acabasse. Tanto a história quanto o desenvolvimento gradual e inteligente do enredo fizeram com que o livro fosse bom. A cada nova informação, você sabia que logo iria vir outra informação e assim por diante, o que te deixava presa e louca de curiosidade e que confere um ritmo crescente para o enredo e fluidez na narrativa. Esse caminho que autora seguiu não só deu uma atmosfera de mistério e suspense para o livro, mas também fez com que ela tivesse tempo para trabalhar em cada aspecto da história, sem que nada fosse deixado de lado. Ou seja, além da história ser boa, a autora escreveu de um jeito muito inteligente, tornando a história ainda mais atraente.

“Você entende, Cady? O silêncio é uma camada protetora sobre a dor”

Além disso, ela conseguiu transmitir para o leitor todos os sentimentos da protagonista, desde a perturbação dela, da angústia por não se lembrar dos acontecimentos até o amor que ela passa a sentir por Gat. Para ela conseguir todos esses sentimentos ela usa muito de frases metafóricas e curtas e de bastante efeito que dão intensidade para a história desses quatro amigos.

Por fim, tem também os quatro mentirosos. Os personagens foram muito bem caracterizados e cada um tem uma característica marcante que é fácil de ser percebida, fazendo com que você se apegue muito a eles. O que vai ser ainda pior, porque nessa onda de mistério, é muito pior quando você se apega aos personagens, a amizade entre eles e principalmente, ao romance que vai surgir entre Gat e Candence.

“A vida parece bela nesse dia. Nós quatro, os Mentirosos, sempre fomos. Sempre seremos. (…) Essa ilha é nossa. Aqui, de certo modo, somos jovens para sempre” 

Enfim, não posso contar mais se não vou estragar a surpresa que autora reserva, mas por mim poderia continuar falando dessa história incrível, que autora soube tão bem conduzir e te envolver. Os Mentirosos traz um enrendo brilhantemente construído, com personagens intensos, e se destaca por sua narrativa única, que foge totalmente dos clichês atuais. E se preparem: o desfecho é aterrorizante, cruel e inesperado, o que vai fazer você refletir sobre muitas coisas. Espero que leiam e se alguém ai já leu, comentem o que acham desse final (mas por favor não dê spoillers eim?!).

Beijos e até o próximo post!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s